SAGRADA FAMILIA

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O BOM EXEMPLO É A MELHOR FORMA DE EDUCAR SEUS FILHOS!

Para uma criança viver bem, entre outras coisas, ela precisa de limites. Isso tem tudo a ver com os valores que os pais transmitem  na criação. A conduta dos filhos depende dos exemplos que elas recebem dos adultos. Principalmente para os menores, é ineficaz explicar conceitos teóricos, como ética, mas é fundamental praticar valores como convivência, respeito ao próximo, capacidade de partilhar e de falar a verdade!


Os pais desta geração não estão passando para as crianças a noção do esforço e isso é prejudicial para a formação dos filhos: se uma criança não foi formada aprendendo a valorizar a ideia de esforço, ela vai achar que as coisas acontecem como mágica, que não é preciso correr atrás de nada!



Você provavelmente já ouviu ou até falou a seguinte frase: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Porém, quando se trata de educação, na prática isso não funciona. Não adianta um pai dizer ao filho que ele não deve mentir, porque mentir é feio, e quando o telefone tocar em casa, pedir para dizer que ele não está. A criança pode ouvir que é muito ruim o desperdício, mas se ela vê os pais desperdiçando comida, ou deixando o chuveiro ligado durante muito tempo, ela  aprende o contrário pela assimilação do exemplo.



 Uma criança pequena não tem ideia do que é justo ou injusto, mas ela imita os modos de conduta dos pais. E, sobre a importância da boa educação, acrescento: “O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para esse mundo”.
 

2 comentários:

  1. Querida Cirinita, parabéns pelos belos post’s voltado para a família. Na sociedade em que estamos vivendo, se muitos fossem instruídos na criação de seus filhos teríamos uma sociedade bem melhor. Geralmente os filhos se espelham mais no comportamento dos pais do que no que eles falam, por isso é necessária que os pais venham a agir sempre de acordo com as instruções que eles passam para seus filhos.

    Receba meu abraço minha querida amiga.
    Te amo no amor de Jesus nosso Senhor. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Querida e amada amiga Cirinita
    Que alegria estar de volta para ler suas palavras tão sábias e valiosas. O que será do mundo com os filhos que estão sendo formados hoje? Crianças que não estão sendo educadas pautadas em valores éticos e morais. Se hoje estamos enfrentando problemas com crianças desajustadas socialmente imagine que adultos teremos no futuro. Se educa com exemplos e atos... palavras o vento leva
    Um carinho abraço e um beijo
    Te amo no amor de Cristo minha amiga

    ResponderExcluir